segunda-feira

Os sentimentos e a fibromialgia

Tenho ido todo mês a um grupo de pessoas com fibromialgia. Ali conheci uma moça da minha idade, mas que me fez pensar no modo como eu lido com a fibromialgia.Um dia ela sofreu um acidente de carro e começou a sentir as dores da fibromialgia. Isso a obrigou a aceitar que ela não seria mais capaz de fazer tudo. Ao invés de limpar a casa, contratou uma faxineira uma vez por semana. Como não conseguia lavar vasilhas, comprou uma lava-louças, mas não parou de trabalhar. Todos os dias, oito horas por dia, tenha dor ou não tenha dor, lá estava ela, ralando.

Pensando nisso me lembrei do primeiro atendimento fraterno que tive na busca de lidar com a fibromialgia. Ela me dizia duas coisas essenciais: você precisa trabalhar e cuidado com os seus pensamentos, sua doença não está no seu corpo. Na época eu não entendi porque ela me disse isso. Eu já trabalhava e tinha certeza que a fibromialgia estava no meu corpo, afinal, eu sentia dores. Ela me disse: "A melhor solução para o desespero é o trabalho". Eu estava mesmo desesperada de dor e de tristeza, mas ainda não entendia, que trabalho era esse, já que a minha carteira de trabalho estava muito bem assinada. Mas naquela época eu só fazia trabalhar. Eu acordava, mecanicamente me vestia e pegava o metrô, fazia minhas tarefas no trabalho bem rapidamente e quando voltava para casa dava comida e um afago na minha cachorrinha e ia dormir. Às vezes eu tinha forças para tomar um banho, (ou quando meu cabelo estava demasiado oleoso para ir trabalhar no dia seguinte).

Eu estava deprimida. E provavelmente muitas e muitos de vocês que estão lendo isso também ficaram deprimidos por causa das dores. Mas é importante refletir sobre os fatores desencadeantes para o começo da fibromialgia em sua vida; quando você começou a sentir dor?: foi depois de um acidente de carro? Uma lembrança de uma situação que você fez de tudo para esquecer? Foi uma série de bullyings que você viveu? Foi a morte repentina de um ente querido? O desaparecimento de uma pessoa amada?

Pense, pense em tudo aquilo que te incomoda no mais profundo do seu ser. E TRABALHE nesse sentimento, seja ele mágoa, culpa, arrependimento, tristeza, insatisfação, ressentimento, ira, seja qual for o sentimento, trabalhe-o, e tente mudá-lo. Os sentimentos nos adoecem. É claro que a doença está no nosso corpo, mas também não custa refletir sobre nossos sentimentos e tentar alterá-los para sentimentos melhores. Isso só nos fará bem. É difícil fazer esse trabalho com nossos pensamentos e sentimentos, mas vale a pena. Tem me ajudado, definitivamente tenho sentido menos dor, ainda que eu não tenha conseguido retirar os remédios. Pelo menos eu consigo viver lembrando só às vezes que tenho fibromialgia.
Imagem: June Yarham

Nenhum comentário:

Postar um comentário