sexta-feira

Email sobre fibromialgia

Me escreveram pedindo dicas para lidar com a fibromialgia. Acho que esse email pode ser útil para mais alguém, por isso o copio aqui. E lembrando que sempre que quiser pode me escrever, se quiser compartilhar sua história no blog, etc. Meu email é doralice.e.os.dias@gmail.com.

Posso te contar um pouco da minha experiência com a fibromialgia, mas te conto como paciente e não como médica, ok, já que não sou da área da saúde. A primeira coisa que eu sugiro é ela começar a ir a um psicólogo ou terapeuta para tentar se compreender melhor e ver se encontra algum trauma ou algum momento difícil da vida dela que possa ter desencadeado a fibromialgia.  No meu caso,  por exemplo, foi ao me lembrar, anos depois, de uma situação difícil que eu vivera aos 8 anos de idade. Eu me lembrei e comecei a ter problemas digestivos e não consegui caminhar mais, tamanha era a dor. Eu dizia para mim mesma que eu não queria mais seguir em frente,  por isso essa dor que me paralisava. Mas há pessoas que começam a ter fibromialgia após um grave trauma físico, como um acidente de carro. 
Feito isso, é bacana ela cuidar da alimentação. Uma dieta sem glúten me ajuda bastante, assim como comer muita folha verde escura. O suco de couve é famoso como bebida que ajuda, tem uma receita no blog. A cúrcuma é muito indicada na medicina ayurvédica, mas como eu enjoei comer comida com muita cúrcuma, passei a tomar em cápsulas. O chá de semente de sucupira também é famoso, apesar do gosto muito ruim, eu tomo misturado a um suco, existe em cápsulas, mas nunca provei. Outra medicina alternativa que as pessoas usam muito -eu não uso porque meu seguro não cobre- é a acupuntura, mas só uma vez não, pelo menos um mês. 
Sugiro que ela não tente tudo de uma vez, senão não vai dar para saber o que ajudou e o que não ajudou. E vá me dando notícias! 
Abraço e melhoras!





Nenhum comentário:

Postar um comentário