terça-feira

Doença, culpa e vergonha

Uns dos sentimentos que sempre aparecem na mente de uma pessoa com dor crônica é a culpa. Muitas vezes não percebemos que estamos nos culpando em inúmeras situações da nossa vida. O sintoma disso é que pedimos desculpas demais. Queremos ser perfeitos, queremos agradar a todos e quando não conseguimos fazê-lo, pedimos desculpas.

Mas nos esquecemos que não somos perfeitos, que jamais conseguiremos agradar a todos. Portanto não precisamos pedir desculpas pelas nossas imperfeições, nem nos culparmos. Retirarmos de nós mesmos o sentimento de culpa é um caminho para libertação e para a felicidade e consequente melhoria das dores.

Não devemos nos sentir culpados pela doença que algumas vezes no paralisa. Quantas vezes nos justificamos diante de alguma situação que requer um maior esforço físico... Eu sempre falo: "Me desculpe, mas meu braço é fraco", "Me desculpe, eu tenho uma doença...", "Me desculpe, tenho uma condição,..." "...uma incapacidade...". Não temos nenhuma obrigação de explicar nada disso quando dissemos que não. Não é rude. Você simplesmente não precisa se justificar.

Já faz três meses que sempre que vou ao centro da cidade (moro longe) preciso pegar o ônibus até uma estação e então subir várias escadas para ter acesso ao metrô. Em dias que estou bem as escadas não são um problema. Mas quando estou sentindo dor, sim. Vários foram os dias nos quais eu sentia muita dor, mas olhei com tristeza para o elevador e me dirigi às escadas porque eu não sabia o que falar ao operador pelo microfone ao pedir que liberasse a caixinha mágica. Eu via pessoas com cadeira de rodas, muletas, carrinhos de bebê usando o elevador. Mas eu tinha vergonha de pedir para usar porque afinal, eu pareço tão saudável. Eu tinha vontade de explicar para o moço "olha, eu tenho uma doença crônica que faz com que eu sinta dor, por isso, por mais que não pareça, eu estou sentindo dor e minhas pernas estão bem fracas."

Imagem: Christopher Neugebauer / Flickr

Mas faz sentido termos vergonha de nossa condição? Eu tenho vergonha de sentir dor? Você tem vergonha de precisar usar o elevador? Quem é que está nos julgando? O nosso pior juiz somos nós mesmos. Nós precisamos parar de nos julgar tanto e nos perdoamos pelo que quer que seja. Nos perdoar não significa pararmos de fazermos sempre uma autoanálise, tentando nos tornarmos pessoas melhores. Mas precisamos ser menos rígidos conosco. Mais amor para nós mesmos, por favor.

Imagem: Uuuuu uuuuuya / Flickr

Ontem eu estava sentindo dor na perna. Apertei o botão e falei para o operador "Por favor, eu preciso usar o elevador". Imediatamente ele liberou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário