quarta-feira

Dor e família

Algumas vezes, na TPM, ficamos tristes. Faz parte, creio eu. Fibromialgia também nos deixa, às vezes, triste. Também faz parte. O movimento rotacional é o movimento da aceitação / não aceitação da doença. A doença se instala e dói. Algumas vezes a doença não dói, dói a certeza da presença da doença e da dificuldade de curá-la ou de estabilizá-la. Dói a incompreensão alheia. Um lado ignorante que insiste afirmar que é tudo psicológico e, por consequência, a culpa da dor é nossa. Acho que demorei mais de um ano de terapia para aceitar que a culpa não é minha. Pelo menos não completamente. 

Cansada de ficar dependente da fisioterapia que tomava, todo dia 20 min além do meu horário de almoço e ciente que nenhum patrão, por maior que seja o coração dele, vai gostar de ter um funcionário que três vezes na semana perde 20 a 30 min por dia com atestado, chegando, ao fim, à possibilidade da demissão por outros motivos, mas nós saberíamos bem qual o real motivo, deixei a fisioterapia. E comprei um ultrassom e um aparelho de tens dividido em não sei quantas parcelas. O aparelho de tens uso na frequência tens acumpuntura, alivia muito a dor e o ultrassom uso acho que 3,5 por 3 min em cada tender point. Depois escrevo o tratamento-teste ao qual tenho me submetido, mas a primeira conclusão à qual cheguei é que melhora sim. Pelo menos não voltei a ter semanas de crise como ocorreu em quase todo o mês de abril.

A compra dos aparelhinhos foi, portanto, um fator de alegria enorme em mim, já que era uma forma de melhorar a dor sem ter que recorrer aos opióides. Mas as pessoas ao redor se assustam, os olhos arregalam a ver uns eletrodos. Foi o que aconteceu quando levei o aparelhinho para a casa de meu pai. Levei porque estava sentindo muita dor mas, mesmo assim, queria ir ver a minha irmã. Usei então os aparelhinhos lá. Caiu a ficha do meu pai. A primeira pergunta dele, nossa, você está sentindo dor assim?? E logo as conversas sobre como isso é psicológico, como podemos resolver tudo com um esforço de autocontrole e etc etc. Se ele fosse o exemplo de pessoa zen-budista,



2 comentários:

  1. Doralice, meu nome é Valéria, sou terapeuta holística, fibromiálgica, estudiosa e realizo pesquisas sobre o assunto. Trato de várias pacientes fibromiálgicas e sou a prova viva de que podemos viver sem dor. A fibromialgia é o organismo pedindo água, de acordo com a medicina oriental. Temos problemas em todos os órgãos de água, são eles: rim, bexiga, fígado e intestinos.
    É preciso desintoxicar o organismo com alimentação adequada, fazer lavagens intestinais, evitar glúten, ter uma atividade física, terapias alternativas( reflexologia, shiatsu, acupuntura, florais) e principalmente beber 4 L de água por dia. Escute som de água na hora de dormir e reflita sobre ela, que limpa, refresca e leva tudo o que não serve mais. " águas passadas não movem moinhos" medite sobre isso...livre-se das mágoas e liberte-se da dor.
    Um abraço,
    Maria Valéria
    www.valeriaholistica.com

    ResponderExcluir
  2. FIBROMIALGIA DÔRES NO CORPO
    Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
    pelo I.O.R, 75 anos de idade com 44 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano.
    Tenho atendido vários portadores de FIBROMIALGIA,
    (DÔRES NO CORPO COM MUITA INTENSIDADE).
    Recebendo as técnicas da REFLEXOLOGIA, o Paciente consegue obter ótimos resultados; que proporcionarão assim uma excelente melhora em sua qualidade de vida.
    A REFLEXOLOGIA consiste em ativar pontos específicos nos pés, desbloqueando canais
    de comunicação com o cérebro, para que este
    possa agir, corrigindo assim o problema.
    Não tem contra indicação para este
    caso e não usa medicamentos
    O próprio corpo, equilibrado, promove a cura.
    VEJA NO SITE, UM VIDEO SOBRE MEU TRABALHO.

    www.djalma.com.br
    Bairro Santana - Metrô Santana – Zona norte
    São Paulo - SP - BRASIL. (BRAZIL)

    ResponderExcluir